Não sou a luz, mas tenho minha própria luminosidade, qual labareda de uma chama maior, assim como todos vós. Basta tirar as nódoas escuras do candeeiro que vos nublam o discernimento que podereis enxerga-la, lá dentro de vós, o que chameis de espírito.
Há algo que me distingue dos demais espíritos. É o fato de eu não estar na luz. Meu habitat é a escuridão. Os locais trevosos onde há sofrimento, escravidão, dominação coletiva, magismo negativo, castelos de poder alimentados pelo mediunismo na Terra que busca a satisfação imediata dos homens, doa a quem doer.

.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EXÚ DO LODO

A princípio este Exu é um dos "primordiais" digamos assim, dentro dos cultos de Kimbanda, sendo ele o responsável pelas energias estagnadas que se fixam em lugares lamacentos e pantanosos. Eu costumo dizer que ele é uma espécie de salva-vidas, que muito embora acabe recebendo suas "feituras" pelo lado das Almas, este é um Exu que responde pelo "Povo da Praia", ou seja, é uma essência (energia) muito diferente das Almas.


Normalmente se apresenta como um homem jovem, quase sempre sentado a beira de águas paradas como poços, remanços e lagos. Usa uma roupa cinza ou marrom, e muito raramente o preto.

A característica desse Exu, o Sr. Lodo, é se manifestar agachado, como se estivesse com dificuldades de se locomover. Mas no entanto, essa é apenas uma "impressão", pois se necessário ele se locomove com rapidez e até violentamente.

Outra característica deste Exu, é quando se marca algum trabalho para ele, quase sempre começa uma garoa (chuva). É a resposta de que ele esta presente e atento.

Caso este Exu seja o frenteiro do(a) médium, ele acaba por levantar-se e começa a andar perfeitamente. Mas é um trabalho que deve ser muito bem acompanhado pelo zelador, para não ferir a "essência" deste Exu.

Um comentário:

  1. Muito bom, bastante clara a orientação.
    Em nossa Tande, temos a honra de contar com um representate dessa bandeira.

    Saravá.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir