Não sou a luz, mas tenho minha própria luminosidade, qual labareda de uma chama maior, assim como todos vós. Basta tirar as nódoas escuras do candeeiro que vos nublam o discernimento que podereis enxerga-la, lá dentro de vós, o que chameis de espírito.
Há algo que me distingue dos demais espíritos. É o fato de eu não estar na luz. Meu habitat é a escuridão. Os locais trevosos onde há sofrimento, escravidão, dominação coletiva, magismo negativo, castelos de poder alimentados pelo mediunismo na Terra que busca a satisfação imediata dos homens, doa a quem doer.

.

terça-feira, 23 de março de 2010

Nossos Queridos e Adorados Exus e P. GIRAS - Algumas Características

Na mística ironia do poder sacrílico de evocações, elegeram por errônea criação,e deram sabor proibitivo, as entidades que conhecemos como Exus e Pomba-Giras.



Se no temor que possa existir, dado por pessoas leigas, deixe agora nosso Povo em Evolução, que o conclame nesta pequena homenagem.

Larô Exus..., Gira-Girê Moças...

É mister se compreender, que são espíritos, buscando a elevação. Somente trabalhando e praticando o Bem, é que eles se elevam.

A Umbanda evolui e se apresenta culta, atual, superando os tabus e crendices que marcaram seus primórdios. Não mais se pode aceitar Exus e Pomba-Giras, com aspectos aterrorizantes, fantasmagóricos ou imorais, pelo contrário. E aí estão, os médiuns videntes a atestarem a presença desses Exus e Pomba-Giras.

Elas, se apresentam em trages Multi coloridos, podendo ser Ciganas de porte aristocrático, ou mulheres apenas comuns de porte vulgar. Dançarinas populares de Tabernas, enfim, amando a alegria e a noite.


Porque não chamá-las de "Espíritos Eternos das noites Felizes"?

E os Exus? Poderão ser os mais másculos homens, trazendo porém, em seu cavalheirismo, seu modo eloquente de falar, o encanto de conquistadores inconquistáveis. Que na passagem terrena, tenham sido músicos, poetas, pintores, e acima de tudo, Boêmios. Amantes da Liberdade.

Quem? Quem poderia agora, narrar o seu silêncio?

Nossos amigos em evolução, espíritos que, quando viveram na Terra, pertenceram a diversos povos e diferentes camadas sociais. A meu ver, portanto, não podem ser considerados exemplos de mau caráter ou de vulgaridade; também não devem ser confundidos com espíritos perturbadores, os infelizes quiumbas, que se encontram mergulhados na mais profunda negatividade. Exus e Pomba-Giras, ao contrário, são nossos amigos, dão-nos alento e proteção quando necessitamos de apoio espiritual e mesmo material.



Exus e Pomba-Giras, têm uma função expecífica junto aos espíritos evoluidos, aos guias superiores, protegendo-nos e levando-nos a possíveis realizações. Com as maneiras alegres, calorosas e compreensivas que apresentam quando manifestadas, essas entidades permitem que nos afinemos melhor com elas, tendo-as como amigas que nos cercam e protegem.

A existência de determinados tabus, contra os Exus e Pomba-Giras, revela apenas, profunda ignorância espiritual: todos querem receber espíritos altamente evoluídos, que se apresentam como médicos famosos ou cientistas importantes; mas muitos se negam a incorporar um espírito de baixa vibração, mesmo que venha no pólo positivo, embora com isso estejam prejudicando a evolução dessas entidades.

Tabus e práticas, oriundas de um tempo, em que havia a concepção errônea de que Exu era o Demônio. Que só queria fazer ou trazer o Mal. Os médiuns que trabalhavam com Exus, eram considerados perigosos, e ninguém se atrevia a chegar perto deles ou a desagradá-los, com medo de represálias. Até hoje, apesar de toda a evolução espiritual da Umbanda, ainda encontramos um grande número de centros que não trabalham com Exu, pois ainda aceitam estas idéias errôneas. No entanto, na realidade, Exus e Pomba-Giras, são entidades que nos auxiliam, desmanchando e afastando os trabalhos realizados pelos quiumbas. Entidades que, em geral, não revelam sua antiga identidade por razões espirituais, pela oportunidade de evoluírem mais rapidamente.

As guias dos Exus e Pomba-Giras


Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que dão preferência a trabalhos na Encruzilhada:


122 Contas ( 1 Vermelha seguida de 1 Preta).

Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que dão preferência a trabalhos na Calunga:


122 Contas ( 1 Preta seguida de 1 Vermelha).

Para os Exus da Encruzilhada:


120 Contas ( 3 Vermelhas seguidas de 3 Pretas).

Para os Exus da Calunga:


120 Contas ( 3 Pretas seguidas de 3 Vermelhas).

Para as Pombagiras da Encruzilhada:


126 Contas ( 7 Vermelhas seguidas de 7 Pretas).

Para as Pombagiras da Calunga:


126 Contas ( 7 Pretas seguidas de 7 Vermelhas)
Hábitat: Encruzilhadas de Terra, Cemitério, Ambientes da Natureza


Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê.

Libação: Aguardente, Rum, Wisque, Graspa.

Flores: Cravos diversos.

Sincretismo: Ñ há.

Banhos: Canela (exus de encuzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Atuação: Ajuda material.

Vibração: Proteção, guarda

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Metais: Ferro, aço (Exus das encruzilhadas);

Mercúrio ( Exus da Calunga)

Pedras: Ágata ( Exus das Encruzilhadas)

Ônix ( Exus da Calunga)

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)

Cedro (exus de Calunga)

Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Pés e Mãos.


Homenagem ao Exu Veludo

(Representando todos os Exus de Umbanda)

Meu amigo, meu enigma, minha curiosidade!

Por vezes estamos num diálogo amistoso de verdadeiras descobertas; entretanto, um de nós é perdedor - eu.

Cavaleiro imperioso e requintado, te apresentas aos meus olhos, alegre, forte, másculo, com sorriso franco, sarcástico e, por vezes, com uma irônica maldade, rápida e sagaz.

Desvendas as misteriosas cortinas do mundo; és atuante em todas as situações. Tiraz de mim a inércia, o desânimo, e fazes com que eu veja o mundo, aqui deste lado da Terra, bem melhor.

Na presença de tua vibração, escuto as melodias tangerem até mesmo as cordas do meu coração; dás-me a energia para a luta e envolves-me em tua capa contra os perigosos inimigos. Com teu sabre, agilmente cortas os empecílhos; com tua sabedoria, ceifas minha ingenuidade.

Saravá, Exu Veludo!

Hábitat: Encruzilhadas em forma de "T", Cemitério, Ambientes da Natureza




Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê, ou Aniz.

Assuntos Relacionados: Poder terrestre, assuntos materiais

Flores: Rosas de diversas cores, principalmente vermelhas.

Banhos: Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)

Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)

Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Aparelho Digestivo

Aroma Principal:Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)

Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)

Metais: Ferro, aço (Pomba-Giras de encruzilhada);

Mercúrio ( Pomba-Giras de Calunga)

Pedras: Ágata ( Pomba-Giras de encruzilhada)

Ônix ( Pomba-Giras de Calunga)

Sincretismo: Ñ há.

Atuação: Ajuda material.

Vibração: Proteção, guarda

Libação: Anis, Cidra e Licores Diversos


Homenagem a Pomba-Gira Cigana

(Representando todas as Pomba-Giras de Umbanda)

Cigana linda, que és dona da natureza, ardilosa no falar, de olhar penetrante que busca o interior de nossa alma: as diversas encarnações te levaram a conhecer os mistérios, a magia do mundo espiritual e, em tua evolução, procuras nos ajudar.

Quantos pedidos e clamores te fazem no dia-a-dia que, com o estalar dos dedos, qual castanhola harmonizada ou o tilintar de tuas moedas, atendes, dando solução para os problemas mais difíceis.

Rindo encantas, és atração mais forte que a própria luz. Em noites enluaradas, ao som mágico dos violinos, te apresentas em volta da fogueira brilhante, com a chama do amor e da verdade.

Em nossas mãos buscas, pelas linhas traçadas, desvendar o que o porvir nos assegura e, em tuas cartas, nos orientas no caminho a seguir; porém, quando a ti estamos ligados, repentinamente mudas de direção, esquecendo-te que és um oásis no deserto e por isso te pedimos: Cigana, deixa apenas por um momento de ser nômade e fica junto a nós.



Gira-Girê, Pomba-Gira

LAROYÊ EXU (SALVE SUAS FORÇAS, E OLHE POR MIM EXU)

EXU OMOJUBA (EXU É FORTE E PERANTE SUAS FORÇAS EU ME CURVO)

Senhor Exu – A Vitalidade - É vigor, força vital, qualidade própria para preservar a vida. Exu é o mistério, o elemento mágico universal ou aberto a todos, é a divindade cósmica que gera e irradia o fator que vitaliza e ativa os seres, em todos os sentidos da vida. Quando alguém recebe a energia irradiada por Exu, sente-se vitalizado, forte, vigoroso e feliz. Mas, vigor sem estímulo não se torna ativo; Exu se complementa com a qualidade de Sra Pomba-gira – “o desejo, estímulo” – e vice versa. Exu tanto gera e irradia o fator vigor como o retira e absorve, atuando como paralisador ou esgotador de carmas grupais ou individuais, ativado pela Lei Maior. Quando um ser se desvirtua e se afasta da irradiação luminosa do Orixá, automaticamente está sob a irradiação punitiva de seu mistério Exu, que cuidará de punir os desequilíbrios, pois é agente cármico. Os Exus não são demônios e espíritos malignos ou imundos que algumas religiões pregam, tampouco são espíritos obsessores. Os espíritos trevosos ou obsessores que vivem no baixo astral são conhecidos pelos umbandistas como quiumbas - espíritos humanos que se encontram desajustados perante a Lei Divina e se deleitam na prática do mal, provocando os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, por ódios, vinganças ou prazer. O baixo astral é alimentado pelas más atitudes e maus pensamentos dos encarnados ou desencarnados, com sentimentos negativos de vícios, ódios, paixões, rancores, iras e vinganças, que fortalecem essa faixa vibracional. Cada mal praticado leva o ser cada vez mais para “baixo”, provocando mais revoltas. Alguns caem tanto que perdem a consciência humana, transformando os seus corpos astrais em verdadeiras feras, lobos, cães, cobras, lagartos, etc. Há seres que chegam a transformar-se em ovóides, com total perda da consciência e ficam subjugados a outros trevosos. Os Exus executam a Lei e o carma nas trevas, sob a determinação e responsabilidade de Sr. Ogum, esgotando os vícios humanos de maneira intensiva. Às vezes, um veneno é combatido com o próprio veneno da mesma maneira que a picada de uma cobra venenosa. Assim, muitos vícios e desvios, são combatidos com eles mesmos, em uma espécie de tratamento de choque. A vitalidade de Exu age principalmente no mental do ser, atuando no seu reequilíbrio emocional, fortalecendo seus corpos físico e energético, fazendo com que o ser saia da apatia, tornando-se capaz de tomar suas próprias decisões, estimulando a evoluir. Esse é um mecanismo usado para que os seres vivenciem suas atividades em vários campos: profissional, amoroso, sexual, intelectual, religioso, etc. Exu é um elemento mágico, neutro, não tendo a livre iniciativa de auto-ativar-se; qualquer um pode recorrer a ele, evocá-lo, ativá-lo ou desativá-lo ritualmente. Portanto, se uma pessoa estiver sendo atuada por Exu, é porque alguém o ativou e direcionou contra ela, um desafeto ou a Lei Maior. Se foi um desafeto, a pessoa poderá recorrer a um médium para quebrar a atuação. Se foi a Lei Maior, a pessoa atuada só a desativará por meio de reforma íntima, com mudança de suas condutas pessoais, reformulação de seus princípios, reparação de seus erros, etc. Tanto quem solicita ativação de Exu como quem o ativa sofre o choque de retorno, que volta com a força reativa da Lei Maior, já com seus aspectos punitivos e executores de pessoas que fazem mau uso dos mistérios divinos e dos elementos mágicos divinos e dos elementos mágicos universais, colocados à disposição de todos pela Lei Maior.


Senhora Pomba Gira - ESTÍMULO - "Ela é Odara, ela é Pomba-gira, se eu pedir ela me dá." Pomba-gira também é um mistério colocado à disposição dos orixás para atuar como elemento mágico e agente cármico, nos limites estabelecidos pela Lei Maior. Pomba-gira é a própria iniciativa em si. O desejo é um fator divino fundamental em nossas vidas, pois nós o absorvemos por todos os chacras. O fator desejo, de Pomba-gira, combina com o fator vigor de Exu, ambos se completam e criam as condições para que a Umbanda tenha seus recursos mágicos e cármicos, para socorrer quem vem ao templo. Esses fatores, ao se completarem, criam em nossos sentidos as condições ideais para nos lançarmos na conquista de algo, pois despertam em nosso íntimo o desejo de realizar. Sem a atuação da Pomba-gira, desistiríamos daquilo que buscamos, assim que surgissem dificuldades em nossos caminhos. O desejo só existe porque assim Deus quis e não se manifesta apenas pelo sexo, pois sentimos o desejo de aprender, de dormir, de viajar, de conversar, de nos divertir, de comer determinado alimento ou de vestir determinada roupa, etc. A Senhora Pomba-gira é a pura vibração da sexualidade, mas na função de frear, de bloquear os impulsos sexuais femininos, procurando evitar que as mulheres caiam na tentação do desejo sexual mais instintivo, próximo ao dos animais — a luxúria e a volúpia. Seu Mistério principal é dar fluidez e expandir sentimentos e vontades que por si só são passivos. Embora em seus trabalhos as Pomba-gira demonstrem alegria, vivacidade e liberdade de palavras e movimentos, elas não devem ser vistas como prostitutas desencarnadas, e sim como Entidades que lidam com a sexualidade das pessoas presentes para descarregar delas o acúmulo desse tipo de energia. As Senhoras Pomba-giras atendem aos nossos pedidos, desde que haja merecimento. Com o trabalho dessas maravilhosas Entidades e permissão dos Sagrados orixás a quem elas respondem, os caminhos são limpos, abertos e os pedidos realizados. As pessoas devem ser muito atentas quanto ao que pedirem: apenas coisas justas, verdadeiras, que lhes tragam benefícios, mas não prejudiquem a ninguém, nem a lugar nenhum. Se forem feitos pedidos escusos, embora venham a se realizar, o prejuízo causado a outrem retornará a quem pediu, em dobro. É a Lei do Retorno. Caso os mistérios de Pomba-gira sejam ativados e usados indevidamente, perdem suas grandezas e tornam-se paixões devastadoras para quem deu mau uso a eles. É preciso atenção, também, ao que prometerem à Entidade. Não assumam compromissos que não possam cumprir. Se o fizerem, cumpram-nos, senão ela virá cobrar, para ensinar a quem prometeu que aprenda a ter palavra, mostre-se honesto e digno de ter recebido a graça concedida. Textos extraídos do livro: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista Editora Madras.

Senhor Exu Mirim – A Descomplicação - Existe na Umbanda, uma linha de “crianças na esquerda”, conhecida como “Exús - Mirins”, pouco abordada por autores umbandistas e muito pouco conhecida, sendo tabú para muitos templos que muitas vezes, chegam a duvidar da existência dessas entidades. Os Exús-Mirins não são “crianças desencarnadas comuns”, mas sim muitos deles são “encantados naturais” que estão ligados à Tronos Cósmicos Negativos delicados de se lidar, entretanto com um poder de realização muito forte e atuante quando utilizado em favor dos que trabalham na luz ou para ela. Encontramos em alguns Exús de Lei, o conhecimento de como lidar com essas misteriosas e intrigantes Entidades, pois ele têm como ajudar em suas evoluções e é baseado na observação empírica deste relacionamento que este texto foi desenvolvido. Os Exus- Mirins apresentam-se muitas vezes um pouco arredios e nota-se a total despreocupação com o perigo, o que os tornam as vezes presas fáceis de manipular em algumas situações, no entanto, quando corretamente doutrinados por uma entidade de esquerda, se mostram excelentes no trabalho junto aos contra-choques do baixo astral que os Exús de Lei freqüentemente costumam enfrentar. Uma das chaves para se aproximar da compreensão do mistério Exu-Mirim, é o respeito absoluto por essas entidades e o não preconceito quanto à sua manifestação. Como todos nós sabemos, nenhuma manifestação que ocorra sob um amparo de Luz, foge ao bom senso de seus praticantes, por isso, essas entidades por mais “espuletas” que possam parecer não atravessam os limites de conduta impostas pelos guardiões de luz de um templo. Costumam beber licor, pinga com mel , entre outras bebidas e falar com as pessoas descontraidamente. Fonte: JUS – Jornal de Umbanda Sagrada. Exu, Pomba Gira e Exu Mirim: formam o triângulo de forças da esquerda dos Orixás, e tem em seu Mistério Maior EXU, POMBA GIRA E EXU MIRIM (ORIXÁS), os sustentadores de suas linha de Trabalho. Exu enquanto Orixá, é O Guardião do lado negativo dos pontos de força da natureza e irradia para toda a criação, criando uma linhagem pura e Natural de Exus, que são denominados Exus Naturais e estão distribuídos nas 7 linhas de Umbanda. Esses Exus Naturais nunca encarnaram e atuam ao lado da Divindade sob o amparo da Lei. Os Exus Naturais vibram o tempo todo em uma faixa e grau só seu, no qual flui na vida dos seres e assenta-se através de suas linhagens puras à esquerda de cada médium de Umbanda de acordo com sua filiação Divina. Exemplo Se filho de Oxalá, Exu dos Cristais. Exu enquanto elemento religioso, atua como esgotador de carmas individuais e como vitalizador ou esgotador da religiosidade das pessoas. Exu enquanto elemento mágico só é ativado ou desativado se devidamente pago com oferendas rituais. Exu enquanto linha de trabalho, estão aprendendo a usar os instrumentos colocados à sua disposição e vão se aperfeiçoando e acelerando sua evolução. Eles tomam a defesa de seu médium quando algo ou alguém os está prejudicando. No aspecto geral, Exu rege sobre a sexualidade dos seres e no particular sobre o vigor sexual. Mas se Exu transpira vigor por todos os sentidos da vida, não vibra o fator estímulo, desejo. Por não vibrar este fator se polariza com Pomba Gira. Pomba Gira enquanto Orixá irradia o tempo todo o fator desejo, ao lado de Exu é a guardiã do lado negativo dos pontos de força da natureza e irradia para toda a criação seu mistério Divino criando uma linhagem pura e natural de Pomba Giras, que se dividem e atuam na vida dos seres igualmente ao Exu Natural. E age igualmente e magisticamente igual aos Exus e da mesma forma como linha de trabalho. No aspecto geral, Pomba Gira rege sobre o desejo dos seres e no particular sobre o desejo sexual, porém não vibra vigor por isso se polariza com Exu, tornando-se um para o outro indispensáveis. Mas se Exu rege o vigor e Pomba Gira o desejo, no lado negativo dos pontos de força da natureza, onde tudo se complica, é necessário ter o fator descomplicador... Surgindo assim Exu e Pomba Gira Mirim. Exu Mirim, são seres encantados da natureza assim como os Erês, criados pelo Orixá Exu Mirim. Os Erês atuam à direita dos Orixás, os Exus Mirins à esquerda dos Orixás. Diferente de Exu e Pomba Gira, Exu Mirim atua na vida dos seres descomplicando a evolução, o caminho evolutivo dos seres, e complicando a vida do ser que se desvirtuou dos desígnios de Deus. Trabalham sob o amparo da Lei, assim como Exu e Pomba Gira. No aspecto religioso, complicam os caminhos daqueles que se viciam na fé e descomplicam os caminhos daqueles que voltaram seus pensamentos a Deus. No aspecto magístico atua como Exu e Pomba Gira quando devidamente oferendados. Exu, Pomba Gira e Exu Mirim, são guardiões dos pontos de força, grandes defensores da Umbanda e de seus médiuns. Quem está sob o amparo de um Exu de Lei, sempre é avisado ou intuído de ações contrárias contra o médium ou terreiro de Umbanda. Sempre são oferendados primeiro e ativados primeiro para acelerar as energias necessárias e levar todo o contexto dos trabalhos a serem realizados aos Orixás, Daí a lenda que Exu é o mensageiro dos Orixás. São responsáveis pelo ínício, meio e término dos trabalhos espirituais. Antes de abrir um trabalho de Umbanda, é necessário sempre firmar Exu em suas tronqueiras ou casas de Exu.

“ORAÇÃO AO ORIXÁ EXU – “Exu Orixá estamos aqui hoje reunidos para louva-lo e oferenda-lo, pedimos que neste momento vós se manifeste espiritualmente e traga todos os nossos Exus e Pombo Giras para nos dar firmeza e proteção, desencante todas as energias negativas nestas quatro paredes, e as que estiverem impregnadas em nossa aura espiritual, pedimos que abra os caminhos espirituais e vá até os nossos sagrados Orixás levar a nossa mensagem de pedidos de bênção, agradecimento e submissão as suas sagradas forças, peça-lhes que nos enviem suas irradiações divinas imantando nosso terreiro, purificando todos os médiuns, para que haja firmeza nestes trabalhos. Orixá Exu pedimos também que com suas forças prepare este terreiro tanto no campo espiritual como no material, para que com a permissão De Oxalá os caboclos e caboclas possam se fazer presentes preparando seus cavalos para receberem as bênçãos de seus Orixás. Orixá Exu agradecemos a sua presença e pedimos humildemente que aceite nossa oferenda. LAROYÊ EXU, EXU É MOJUBA, LAROYÊ EXU, EXU É MOJUBA. LAROYÊ EXU, EXU É MOJUBA.” (A oferenda ritual para o Orixá Exu é o Padê ou Apadê. Nos cultos de Candomblé a cerimônia realizada antes da realização do culto em si, é chamada de Ipade. Pade (farofa): extraída da mandioca é um elemento ligado à raiz, que provém da Terra. Dendê: sangue vegetal que traz energia e axé (força). A combinação desses dois elementos faz com que se locomova com mais rapidez ao Ipade (reunião), levando seus pedidos em nome dos seres humanos. Nesta cerimônia do Candomblé, o Babalorixa ou Yalorixá, fica no centro do barracão cantando e louvando Exu, uma pessoa designada, pega o Pade e vai entregar a Exu fora do barracão, após a entrega à mesma pessoa leva uma quartinha de água e um copo de cachaça e entrega também a Exu. Pade para Exu ingredientes: farinha de mandioca crua, dendê, sal e folha de mamona. modo de fazer: misturar a farinha com o dendê e uma pitada de sal. Coloque sobre a folha de mamona e ofereça a Exú, fazendo seus pedidos. Na Umbanda, não existe essa cerimônia, no entanto NÃO está dispensado a firmeza de Exu antes dos trabalhos. Nos terreiros de Umbanda, existe um lugar destinado a Exu fora do terreiro, chamado de Tronqueira ou Casa de Exu, e é nessa casa onde é feita toda a firmeza para os trabalhos. Cada casa tem um modo de firmar Exu, mas de um modo geral todas as firmezas consistem em: velas pretas, velas vermelhas, velas brancas, pinga, cigarro, charuto, flores, pipoca, e até mesmo um Pade).

Firmeza para Exu Ingredientes: - 01 pcte. de farinha de milho amarela - 01 vidro de azeite de dendê - 01 cebola grande - 01 bife - 03 charutos - 01 caixa de fósforo - 01 garrafa de aguardente - 07 pimentas vermelhas - 03 velas vermelhas - 03 velas pretas - 01 vela branca Modo de preparo: Em um alguidar coloque a farinha de milho e um pouco de dendê, com as mãos faça uma farofa bem fofa sempre mentalizando seu pedido. Corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente no dendê, faça o mesmo com o bife. Cubra o padê com as rodelas de cebola e no centro coloque o bife, enfeite com as sete pimentas. Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos, do aguardente e das velas. Com esse mesmo procedimento pode-se oferendar Exu em um de seus campos de força. Oferenda é a chave para acionarmos Exu, Pomba Gira e Exu Mirim, pois como agentes mágicos só entram em ação após a oferenda, diferente do Exu, Pomba Gira e Exu Mirim de Trabalho, que realiza todo um trabalho espiritual, trabalhando com sua capa, marafo, charuto, champgne, cigarros, licores, saias rodadas com guizos ou não, lenços vermelhos, pretos, adagas e etc. Foi transmitido pela espiritualidade que a capa de Exu, é um portal onde toda a energia negativa do terreiro ou dos seus consulentes é absorvida e descarregada nos campos de força de onde trabalham. A saia da Pomba Gira, quando Ela está incorporada em seu médium, dá giros à esquerda ou à direita, abrindo assim portais sob seus pés que absorvem a energia negativa do terreiro ou de seus consulentes descarregando em seus campos de força. As capas e os lenços funcionam de forma idêntica à capa de Exu. Quando oferendamos nossa Esquerda, é aconselhável sempre forrar com um pano vermelho, um pano preto ou os dois. Essa prática se faz para limitar o acesso de outros Exus e Pomba Giras a oferenda destinada aos oferendados.

ELEMENTOS DE EXU, POMBA GIRA E EXU MIRIM - Ervas de Exu: Mamona, Casca de Alho, Casca de Cebola, Beladona, Arrebenta-Cavalo, Bagaço de Cana, Amoreira, Hortelã Pimenta, Dandá, todas as pimentas, Urtiga, Pinhão Roxo, Cansação, Garra do Diabo, Amendoeira, Cravos Vermelhos, Picão preto e outras. Ervas de Pomba Gira: Rosas Vermelhas, Rosas Diversas, Artemísia, Patchouli, Canela, Amora, Hibisco, Pitanga, Malva Rosa e outras. Ervas de Exu Mirim: Limão, Laranja Seca, Carapiá, Pinhão Roxo, Mamona, Casca de alho, Casca de Cebola, Dandá, Açoita Cavalo, Amendoeira, Mamona e outras. Pedras de Exu, Pomba Gira e Exu Mirim: Hematita, Quartzo Fume, Ônix Preto, Olho de Tigre, Olho de Falcão, Turmalina Negra, Vassoura de Bruxa, Obsidiana Preta, Obsidiana Floco de Neve, Olho de Gato e outras. Bebidas de Exu: pinga (marafo), whisky, cerveja. Bebidas de Pomba Gira: Champagne, licores, cerveja. Bebidas de Exu Mirim: pinga com mel, licores, pinga com guaraná.

Símbolo de Exu e Exu Mirim - Exu é tido como o Orixá Fálico. É o detentor da vitalidade dos Seres Humanos, por isso seu maior símbolo é um falo: o OGÓ. O Ogó representa a atividade sexual e a virilidade masculina. O Tridente reto, representa as suas ações: desvitalizando, neutralizando e vitalizando. Símbolo de Pomba Gira Pomba Gira é tida como Orixá do Desejo. É detentora dos desejos dos seres humanos, seu símbolo é uma Rosa Vermelha simbolizando a paixão. O Tridente curvo, representa as suas ações: desvitalizando, neutralizando e vitalizando. Cores de Exu e Exu Mirim Preto: Resultado do processo natural, representa o interior da matéria geradora que é totalmente preto. Branco: Representa a existência genética que ele herdou de seu Pai Olorum, reflete todas as cores e está em todas as realidades dos Orixás, absorvendo o negativismo existente. Vermelho: é o resultado da uma inteiração, representa o fogo (transformação=movimento), representa o sangue que dá a vida.

Cores de Pomba Gira - Preto: Resultado do processo natural, representa o interior da matéria geradora que é totalmente preto. Branco: Representa a existência genética que ele herdou de seu Pai Olorum, reflete todas as cores e está em todas as realidades dos Orixás, absorvendo o negativismo existente. Vermelho: é o resultado da uma inteiração, representa o fogo (transformação=movimento), representa o sangue que dá a vida. Dourado: representa a vaidade, riqueza, amor. Colares Exu: Preto e Vermelho (mais preto que vermelho), pedras de seu Exu de Trabalho; Exu Mirim: Preto e Vermelho (divididos igualmente), pedras de seu Exu Mirim de Trabalho; Pomba Gira:Vermelho e Preto (mais vermelho que preto), pedras de sua Pomba Gira de Trabalho. Exu, Exu Mirim e Pomba Gira de Umbanda Na Umbanda os Guardiões se manifestam com nomes simbólicos, fazendo analogia aos seus pontos de força ou ao Orixá que representa. Exemplo: Exu do Lodo = Exu da Orixá Nana Exu Abre Caminho = Exu do Orixá Ogum Pomba Gira do Cruzeiro = Pomba Gira de Obaluayê Pomba Gira da Estrada = Pomba Gira de Ogum Exu Mirim Kalunguinha = Exu Mirim de Omulu Exu Mirim Brasinha = Exu Mirim de Xangô Essa forma de manifestação é restritamente Umbandista, pois no Candomblé não existe a incorporação de Exus, Exus Mirins e Pomba Giras, mas com o passar dos tempos, o Candomblé foi agregando aos seus cultos essa manifestação. Pomba Gira não é reconhecida como Orixá em diversos cultos de nação, mas através de estudos podemos descobrir uma entidade Angolana tida como Divindade com o nome de BomboGira. A manifestação mediúnica dos guardiões na Umbanda é considerada uma linha de Trabalho muito importante, pois são eles que protegem o terreiro e seus médiuns de investidas do baixo astral. Desenvolvem um trabalho maravilhoso junto a consulentes e em muitas situações são verdadeiros psicólogos, pois eles nos vêem no modo mais simples e direto possível. Alguns são brincalhões, outros austeros, falam palavrões de um modo carinhoso e não malicioso, porém como nossa religião está em evolução precisamos pedir que evitem falar palavrões para não servirmos de chacota para outras religiões. Fazem descarregos usando materiais que estão a sua disposição (bebidas, flores, charutos, cigarros), e quando necessário solicita uma oferenda em seu campo de ação. Verdadeiros amigos e não se fazem de rogados para ajudar seus médiuns, porém quando necessário são os primeiros a chamar-lhes atenção para que não caiam de vibração, defendem de modo viril e sem medo as entidades de trabalho a direita do médium e estão sempre prontos para quaisquer solicitação da Lei para intervir na conduta de seu médium.


Louvor de Exu aos Orixás - Exu na terra é quem manda, exu no fogo quebra-se demanda. Na água roga a Oxalá e a Iemanjá para nunca mais penar. No ar pede a Iansã que eleve seu espírito em sua evolução. Das pedreiras, Xangô sempre observa os meus caminhos, quando olho para trás vejo Sr. Ogum colhendo as dádivas dos caminhos de quem trilhei para o bem e fechando os caminhos de quem trilhei para o mal, quando olho para frente vejo novamente Sr. Ogum com os braços abertos a me esperar. Oxossi meu real sabedor, doa sua sabedoria e todo seu conhecimento para que eu atinja minha evolução, recebendo ordens de Sr. Omolu e Sra. Nanã em seu campo de atuação. Os pretos velhos com sua sabedoria e paciência milenar ensinam-me o amor de Oxum para que eu passe aos meus consulentes que sigam com amor, fé, justiça, lei, sabedoria e que gerem a partir desses dons o sentido de maternidade ou amor a vida para que atinjam sua evolução em busca de seu encontro com o Criador. Eu Exu, na linha de Umbanda atuo sobre todos que me respeitam, pois estas são as ordens de Sr. Ogum orixá que na linha de Umbanda me comanda.

Ass: Exu de Umbanda

Mensagem recebida em 22/11/2003 por Paulo S. Ludogero T.U. Santa Rita de Cássia / N.U.M. Caboclo Flecha Certeira e Pai Manuel de Arruda



ORAÇÃO DE ABERTURA DA GIRA DE ESQUERDA ORIXÁ EXU, ORIXÁ EXU MIRIM Estamos aqui hoje reunidos para louvá-los e reverenciá-los e pedimos licença para abrir uma gira saudando a nossa esquerda. Orixá Exu, Orixá Exu Mirim Vós que nunca viveu na carne e não conhece o sentimento negativo humano que nos lança em nossos abismos conscienciais. Rogamos neste momento que do vosso campo de força abra os caminhos espirituais para que cada Exu Guardião de cada médium sustente o trabalho de nossos Exus, seja da calunga, da encruza ou dos caminhos. Senhora Pomba Gira, amada Orixá. Pedimos também que permita que cada Pomba Gira Guardiã de cada médium aqui presente sustente os trabalhos de cada pomba gira dos médiuns aqui presentes, seja da calunga, da encruza ou dos caminhos. Orixá Exu, Orixá Pomba Gira, Orixá Exu Mirim . Do vosso ponto de força abra neste momento os caminhos da calunga, da encruza, dos caminhos e não permita que aos términos dos trabalhos permaneça neste campo aqui aberto qualquer espírito não preparado para permanecer deste lado da vida. Salve nossos Exus Salve nossas Pombas Giras Salve nossos Exus Mirins.

(INSPIRADO ESPIRITUALMENTE PELO MÉDIUN PAULO SERGIO LUDOGERO)

Rezas de Exu Exu Sete Caveiras SALVE EXU SALVE EXU 7 CAVEIRAS SALVE MORADOR DA KALUNGA SALVE GUARDIÃO DOS ESPIRITOS CAIDOS , QUE RESIDEM OS DOMINIOS DE PAI OMOLU. NESTA HORA EU EVOCO SUA PRESENÇA PARA QUE ME CUBRA COM SEU MANTO NEGRO ABSORVENDO TODAS AS DOENÇAS DO MEU ESPIRITO. 7 CAVEIRAS ACOLHA OS MEUS PEDIDOS PARA QUE DENTRO DE SUAS SETE VIBRAÇÕES EU ENCONTRE A MINHA SOLUÇÃO. GUARDIÃO DA KALUNGA! GUARDE A MINHA CASA COM SUA FALANGE PARA QUE EU NÃO POSSA SER ATINGIDO POR INIMIGOS VISIVEIS E INVISIVEIS. SALVE EXU, SALVE SETE CAVEIRAS SALVE MORADOR DA KALUNGA SALVE GUARDIÃO DOS ESPIRITOS CAIDOS , QUE RESIDEM OS DOMINIOS DE PAI OMOLU.

Exu (.............)

EXU! EXU ( )! VEM COM SUA FALANGE NESTE MOMENTO DE AFLIÇÃO. ESTOU PERDIDO EXU! NÃO SEI O QUE FAZER, ROGO NESTE MOMENTO QUE VOS ROGUE AO ORIXÁ EXU E AOS SAGRADOS ORIXÁS QUE ME AJUDEM NESTE MOMENTO SEGUNDO MEU MERECIMENTO, E SE EU FOR MERECEDOR, ME AUXILIE A (.....................................................), E EU JÁ ANTECIPADAMENTE ROGO A DEUS QUE LHE AUMENTE SUA LUZ E A DE TODA SUA FALANGE.

Orixá Exu SALVE ORIXÁ EXU! SALVE REI DO EMBAIXO, SALVE REI DO MEIO E DO MEU TERREIRO, PELAS SETE IRRADIAÇÕES DE NOSSO CRIADOR, CLAMO SUA PRESENÇA ATRAVÉS DE SEUS FALANGEIROS E ROGO PARA QUE CORTE QUALQUER ENERGIA QUE ME ATINGE NEGATIVAMENTE, CORTE DESPACHOS, AMARRAÇÕES, PRAGAS, E AFASTE DE MINHA VIDA AS FALSAS AMIZADES, AFASTE DE MINHA VIDA TODA CONDUTA QUE ME DESVIA DA EVOLUÇÃO, E ACEITE HUMILDEMENTE MINHA OFERENDA. Para todas as rezas firmar no mínimo 3 velas pretas em triangulo e uma branca ao lado, colocar um cigarro, um charuto, um copo de pinga, e se quiser acrescentar, um apade ou farofa de Exu, por cima da farofa ou do apadê um bom bife cru. Pode ser feito nos campos de atuação do Exu ou fora de sua casa. Se fizer em sua casa pode despachar todos os elementos no dia seguinte, em uma encruza, matas, etc.


Exu Guardião dos Sete Portais - SALVE EXU, SALVE SR. GUARDIÃODOS 7 PORTAIS, EM NOME DO PAI OLORUM, EM NOME DO ORIXÁ EXU, EM NOME DE PAI OBALUAYÊ. EU CLAMO NESSE MOMENTO QUE SE ABRA OS 7 PORTAIS DA CRIAÇÃO, TRAZENDO A LUZ PARA DENTRO DO MEU TERREIRO. CLAMO TAMBÉM NESTE MOMENTO QUE SE ABRA SOBRE OS OLHOS DE PAI OLORUM E PAI XANGÔ PARA QUE A JUSTIÇA SEJA APLICADA, NOS 7 PORTAIS NEGATIVOS, RECOLHENDO PARA AS DIMENSÕES NEGATIVAS, TODOS OS SERES, CRIATURAS E ESPÍRITOS NEGATIVOS QUE ATACAM SEM MOTIVO A MIM, MEUS FILHOS E FILHAS E TODO O MEU TERREIRO. QUE OS PORTAIS NEGATIVOS SE FECHEM NATURALMENTE APÓS ESSA LIMPEZA. QUE OS PORTAIS DA LUZ SEJAM O CAMINHO A SER TRILHADO POR NÓS ESPÍRITOS HUMANOS E INUNDE O MEU TERREIRO COM A LUZ DOS SETE PORTAIS DA CRIAÇÃO. AMÉM. Firmar sete velas pretas em cruz pinga água

5 cigarros * (todos em pé, 1 no meio e 1 em cada ponta da cruz) * * * * vela branca 1 copo de pinga * 1 copo de água.

Exu do Pântano - SALVE EXU DO PÂNTANO EXU VENHO NESTE MOMENTO PEDIR-LHE AUXÍLIO, NO SOLO SAGRADO DE MÃE NANÃ, VENHO PEDIR A MINHA CURA. PERMITA QUE MEU CORPO E MEU ESPÍRITO SEJA AUXILIADO PELA FORÇA DE SEU PÂNTANO. QUE A ENERGIA DECANTADORA DECANTE TODAS AS NEFERMIDADES, INFECÇÕES, DORES, EM MEU SANGUE, NERVOS, MÚSCULOS, LINFA, OSSOS, PÊLOS E PELE. PERMITA QUE DENTRO DESTE CÍRCULO, SE ESTA ENFERMIDADE FOR POR INTERVENÇÃO ESPIRITUAL NEGATIVA, QUE O BARRO, O LODO, RECOLHA TODAS ESSAS ATUAÇÕES, NEUTRALIZANDO-AS, TRANSMUTANDO-AS, DEVOLVENDO-ME A SAÚDE QUE VENHO LHE PEDIR. SE FOR DE ORDEM MATERIAL, PERMITA LEVAR DO SEU CAMPO DE FORÇA O SEU PODER CURATIVO. DEIXO-LHE ESTA OFERENDA COMO SINAL DE GRATIDÃO SALVE EXU DO PÂNTANO 1 círculo de velas pretas, 1 bife bovino, 1 garrafa de pinga, 1 charuto perto de um terreno pantanoso.

Reza a Exu Marabô. (Rezar num momento de muita aflição ao Meio Dia em ponto). Exu Marabô, meu amigo e companheiro, sei que pelos caminhos que passo tenho sempre a tua proteção. Neste momento de aflição, coloco minhas mãos no chão e firmo meu pensamento, na certeza de que serei atendido na minha necessidade, confio na sua força e sei que sua Capa cobre tudo, só não cobre a falsidade. Seu Marabô, Exu dono da minha porteira, senhor dos meus caminhos, com a confiança que tenho, jamais estarei sozinho. Rezas de Pomba Gira Pomba Gira Cigana SALVE SRA POMBA GIRA SALVE CIGANA, RAINHA DOS CAMPOS E DAS PRADARIAS FILHA DE IFÁ, HERDEIRA DOS MISTÉRIOS DE ORUMMILÁ ROGO-LHE NESTE MOMENTO, QUE ME ENVOLVAEM SUAS DANÇAS E CANTOS SAGRADOS, DEVOLVENDO-ME A ALEGRIA E O DESEJO DE VIVER SOU FRACO, CAI SEM PERCEBER, DEIXEI-ME ABATER POR OLHOS QUE ME ENCANTARAM. MAS MINHA FÉ EM TI É GRANDE! E NAS 12 BADALADAS DO DIA OU DA NOITE ( BATER O PÉ ESQUERDO), SEI QUE ME LIBERTARÁ, CORTARÁ ESSAS AMARRAS E ME SENTIREI VIVO NOVAMENTE, LANÇA MINHA SENHORA, TEUS ENCANTOS SOBRE MIM, PROTEGENDO-ME DE DIA E DE NOITE E EU SEMPRE LOUVAREI POMBA GIRA CIGANA. SALVE A SRA POMBA GIRA “fazer as 12h00 ou as 00h00; firmar um triângulo de velas vermelha, 1 branca ao lado, 3 cigarros, 7 moedas, 1 copo de champagne”.

Pomba Gira Tranca Mundo - SALVE SRA POMBA GIRA SALVE SRA TRANCA MUNDO ASSIM COMO VÓS TRANCA O MUNDO DOS HOMENS E DOS ESPIRITOS HÁ DE DESTRANCAR TAMBÉM OS MEUS 7 MUNDOS POR ISSO ROGO-LHE MINHA SENHORA, DESTRANQUE O MUNDO A MINHA VOLTA. PARA QUE EU ENCONTRE O CAMINHO DO DESEJO DE VIVER PARA QUE EU ENCONTRE O CAMINHO DE UM BOM EMPREGO PARA QUE EU ENCONTRE O CAMINHO DE UM AMOR PARA QUE EU ENCONTRE O CAMINHO DA SABEDORIA PARA QUE EU ENCONTRE O CAMINHO DA JUSTIÇA PARA QUE EU ENCONTRE O CAMINHO DA ORDEM PARA QUE EU ENCONTRE NOVAMENTE A MINHA FÉ!!! EM TEU IMENSO PODER EU ENTREGO OS MEUS 7 MUNDOS SALVE SRA POMBA GIRA, SALVE SRA TRANCA MUNDOS “fazer um círculo de velas vermelho com 7 velas, 1 vela preta ao lado, 1 cadeado dentro, 1 cigarro, 1 charuto, 1 copo de champagne.”

Pomba Gira Sete Saias - SALVE SRA POMBA GIRA SALVE SRA 7 SAIAS SALVE SRA DE 7 DESTINOS, VENHO HUMILDEMENTE PEDIR-LHE AXÉ.... TENHO PERDIDO MINHAS FORÇAS, ELAS SE ESVAEM COMO ÁGUA EM MINHAS MÃOS.... MAS TENHO VÓS PARA PEDIR AJUDA, RAINHA DAS ENCRUZAS.... PELAS SETE SAIAS QUE REPRESENTA AS 7 ESFERAS DA CRIAÇÃO PELAS 7 VOLTAS À SUA ESQUERDA PELAS 7 VOLTAS À SUA DIREITA, ROGO-LHE NESTE MOMENTO: AFASTAI DE MIM, TODA A INVEJA, OLHO GORDO, BENZIMENTO, MAGIA, ENCANTAMENTO, ENCOSTO, DOENÇAS E AMARRAÇÕES, ME ENVOLVA EM SEU GIRO, EM SUA DANÇA, RECOLHENDO PARA AS ENCRUZAS TODO O MAL QUE ME ATINGE... SRA POMBA GIRA, TENHO CERTEZA QUE QUANDO TERMINAR DE DAR OS SEUS 14 GIROS, 7 À ESQUERDA, 7 À DIREITA, TEREI ME LIVRADO DO MAL E RENOVADO MINHAS FORÇAS SEREI SEMPRE FIEL A SRA 7 SAIAS SALVE SUAS FORÇAS MINHA SENHORA. “fazer um circulo com 7 velas vermelhas, 7 cigarros, 7 rosas, champagne”.

OFERENDA DE EXU, POMBA GIRA E EXU MIRIM - A oferenda consiste em ativar um dos Guardiões para que atendam nossas necessidades ou de nossos semelhantes segundo nossos merecimentos. Oferendar um Exu, Pomba Gira ou Exu Mirim de Trabalho, primeiro precisamos saber qual a irradiação que ele(a) trabalha, ou seja, qual o seu campo de ação: encruza, matas, pedreiras, porta de cemitério, cruzeiro de cemitério, fundo de cemitério, cova de cemitério, campos abertos, rios, cachoeiras, etc. Sabendo disso seremos capazes de apresentar uma oferenda com maior poder de realização e dentro do campo de força da entidade. É necessário também saber como entrar em um campo de força pelo lado Sagrado e não pelo profano. Se for oferendar um dos guardiões por exemplo nas matas, precisamos antes pedir licença aos guardiões naturais das matas acendendo em triângulo 1 vela bca, 1 vela pta, 1 vela vm.

vela branca

vela preta vela vermelha Colocar no centro uma moeda simbolizando o pagamento por usar o campo de força deles. Acender pelo menos 3 velas verdes também em triângulo pedindo licença ao Pai Oxossi, e assim deve-se proceder em todos os campos de força. Na encruza, acender em um dos lados 3 velas vermelhas ao Pai Ogum pedindo licença para oferendar sua entidade de trabalho. Fazendo esse procedimento alcançaremos maior poder de realização. Vamos dar alguns exemplos de oferenda que podem ser seguidos, mas se for oferendar o seu Exu, Pomba Gira e Exu Mirim, devem perguntar a Eles o que preferem.

Exemplos de Oferenda de Exu de Trabalho:

Exu Quebra Ossos – (Pedindo cura para doenças nos ossos e corte de demandas): 3 ossos grandes de boi 1 alguidar ou 1 gamela 1 garrafa de pinga 1 charuto (bom) 1 caixa de fósforo 7 velas pretas. Ir a um cemitério nos fundos, colocar os ossos no alguidar ou gamela de modo que eles fiquem cada um com uma ponta para fora do recipiente, enfeitar com rodelas de tomate e cebola, acender em volta as 7 velas formando um circulo, abrir a garrafa fazer um círculo por fora das velas e assentar dentro do circulo, acender o charuto, dar três baforadas para cima fazendo os pedidos, assentar o charuto em cima da caixa de fósforos dentro do círculo.

Exu Tranca Ruas - (Para abrir caminhos) 1 alguidar 1 Garrafa de Wishy 7 Velas (3 pretas, 3 vermelhas e 1 branca) 1 Apadê de dendê 1 Bife 7 Cadeados pequenos Ir a uma encruza, arrume no alguidar o apade de dende, o bife no centro e em volta os 7 Cadeados abertos. Ofereça as velas e a garrafa de wisky, e faça seus pedidos. Exu (...................) 1 alguidar 1 garrafa de pinga 7 Velas (3 pretas, 3 vermelhas e 1 branca) 1 bife cru grande 1 charuto (bom) 1 caixa de fósforo Dendê 7 pimentas dedo de moça Ir a um ponto de força, coloque o bife dentro do alguidar, regue com dendê, enfeite o alguidar com as pimentas, acenda as velas em círculo, circule a pinga por fora das velas, assente dentro do círculo, acenda o charuto de três baforadas para cima e oferende ao seu Exu.

Exu Mirim - (para descomplicar caminhos) 1 garrafa de pinga, 1 garrafa de mel balas de canela ou diversas farofa de miúdos ou apade de mel 1 charuto (bom) 1 maço de cigarro 1 caixa de fósforo 7 velas bicolores (preta e vermelha) Ir a um ponto de força, coloque a forofa ou o apade no meio do círculo de velas acesas acenda o charuto e pelo menos três cigarros, enfeite a farofa com as balas, misture em um copo pinga com mel e oferende Exu Mirim. Exemplos de Oferenda de Pomba Gira de Trabalho. Pomba Gira do Cruzeiro Farofa de miúdos 1 alguidar 7 velas vermelhas 7 rosas 1 prato fundo de pipoca branca 7 pimentas dedo de moça 1 maço de cigarro 1 garrafa de champagne 1 caixa de fósforo Ir a um cruzeiro de cemitério e do lado esquerdo arriar a oferenda, o alguidar e o prato de pipoca no meio, acender as velas em circulo, acender pelo menos 1 cigarro dar três baforadas para cima fazendo os pedidos ou agradecimentos, circule com a champagne e coloque dentro do circulo de velas, as rosas siga sua intuição ou como ela pedir, coloque-as em cima do alguidar, coloque elas entre as velas com o botão para fora ou intercalando.

Pomba Gira Menina ou Mirim - 7 Gemas de Ovos Farinha de Mandioca fina 1 Rosa Amarela Gliter Amarelo 1 Pano amarelo Ir a um ponto de força, misture as Gemas com a farinha. Forre o alguidar. Em cima do pano amarelo polvilhe com gliter e no centro do alguidar coloque a rosa amarela, oferende a Pomba Gira Menina.

Pomba Gira - 1 garrafa de champagne 1 maço de cigarro 7 rosas vermelhas farofa de dendê perfume 1 espelho pequeno 7 pimentas dedo de moça 1 caixa de fósforo 1 pano vermelho 7 velas vermelhas Ir a um ponto de força, forrar com o pano vermelho, assentar no meio a farofa enfeitada com as pimentas colocar do lado esquerdo do alguidar o perfume e o espelho, fazer um circulo com a champgne circulando por fora do pano, acender as velas em volta da oferenda, colocar as rosas na frente do alguidar no pano.

ORAÇÃO A SRA.POMBA-GIRA - Salve todas as Pomba-giras! Saravá Senhoras Pomba-giras! À nossa boa e gloriosa amiga Pomba-gira, senhora do mistério do estímulo, do desejo, da vontade e das emoções, defensora e protetora das mulheres, rogamos e suplicamos neste momento de devoção, para que atenda aos nossos pedidos. Rainha Pomba-gira! Pelos sete nós de sua saia, pelos senhores Exus, chefes de legião e executores da Lei Divina que acompanham seus passos, pelos sete guizos de sua roupa, pedimos que sua proteção e amparo estejam sempre presentes em nossos caminhos. Rogamos que esses caminhos sejam abertos e sua energia nos estimule em todos os sentidos, principalmente no setor sentimental, impedindo-nos de cair em tentações de luxúria e na fraqueza das paixões desenfreadas. Equilibre nossas emoções e nossas atitudes, para que não tenhamos excessos de vaidade, egoísmo, orgulho e desejos sobre o que é do próximo. Amado Criador, Pai Olorum, pedimos Vossa permissão para ofertar nossa fé a um de Vossos mistérios divinos, que é a Senhora Pomba-gira. Defenda-nos e livre-nos de todas as más influências de encarnados e desencarnados, que queiram nos envolver em emoções, pensamentos e atos de baixas vibrações. Defenda-nos, ainda, para que não nos tornemos prisioneiros de desejos e sensações primitivos e obscuros, que alimentem seres trevosos em seus instintos torpes e negativados. Ampare-nos para que jamais esqueçamos a exata função do sexo em nossas vidas: gerar vidas, proporcionar prazer e manter nosso equilíbrio emocional, para que os demais desejos fluam naturalmente e não como vícios. Dê-nos a devida proteção, para que nunca cometamos erros, falhas e pecados em nome de Pomba-giras, Exus e dos orixás, Divindades de Olorum. Propicie-nos vontade inquebrantável, para que jamais abdiquemos da Fé e crença nos poderes dos Divinos orixás. Estimule-nos e motive-nos, para buscarmos as qualidades que possam nos tornar fortes, capazes e certos da vitória, trilhando o caminho correto para que só recebamos graças e graças Suas, dos orixás e do Grande Pai Olorum. Amém! Salve a Senhora Pomba-gira! Pomba-gira Omojubá! Pomba-gira Saravá! (3 vezes) Texto extraído do livro: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista Editora Madras.

ORAÇÃO AOS SRS. EXUS - Saravá a vossa banda! Salve Senhores Exus, donos de encruzilhadas, cemitérios, caminhos, campos, matas, becos e lugares ocultos e perigosos do astral inferior! A vós que habitais o limiar entre as trevas e a luz, saudamos com respeito e devoção! A vós, orixás executores e transformadores da Lei e da Justiça Divina, na escuridão da consciência dos humanos caídos e perdidos pelos caminhos negros da ignorância espiritual, nos dirigimos, pedindo que abram nossos caminhos, desatando os nós dos laços que amarram nossas vidas e impedem o desenrolar de nossas atividades diárias. Tragam-nos sorte, crescimento e vitórias em nossa vida profissional e em nossos negócios! Ajudem-nos a manter a união de nossas famílias, o respeito, o equilíbrio e a força interior de cada um de nós! Anulem ciúmes, inveja, mau-olhado e feitiços, que porventura inimigos façam contra nós! Afastem os obstáculos que possam nos fazer tropeçar ou escorregar, causando-nos quedas que manchem nossas almas com profundidade, a ponto de marcá-las por várias encarnações. Dêem-nos força e vitalidade, para que consigamos eliminar esses obstáculos e recuperar nossa integridade espiritual. Sejam nossos protetores de esquerda, servindo de escudo contra os ataques das vibrações negativas e seres trevosos que queiram nos atingir e destruir! Intuam-nos também, contra a atuação mental dos inimigos declarados ou ocultos, para que não caiamos em armadilhas perigosas que nos prejudiquem e enfraqueçam! Nós vos pedimos, para que nos defendam da atuação dos obsessores, quiumbas e outros tipos de seres trevosos que tentem se aproximar de nós e sugar nossas energias e nossa vitalidade! Mantenham-nos harmoniosos e equilibrados com as forças dos Sagrados orixás de Luz, Vossos Senhores! Ó sábios manipuladores da magia astral! Utilizem-na em benefício destes vossos devotos e protegidos, para obtenção daquilo que pretendemos, na Lei de Deus! Movimentem vossas forças e falanges, para a formação de energias favoráveis ao atendimento de nossos pedidos, com a presteza necessária e o merecimento reconhecido pela Justiça Divina. Com o vosso poder, concedido pelos Senhores orixás de Luz, movimentando forças ocultas, sabemos que estaremos protegidos, amparados e fortes diante dos obstáculos, colocados em nossas vidas pela maldade alheia. Agradecemos tudo o que fizerem por nós e pedimos. Do Alto,grandes bênçãos e aumento cada vez maior de vossa Força e Luz, que se refletirá em vossos protegidos. Laroyê Exu, Exu Omojuba, Sarava!

Texto extraído do livro: Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista Editora Madras.

domingo, 21 de março de 2010

EXU TRANCA RUA DAS ALMAS

Tranca ruas das almas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.







Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior!






“O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturbado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições:






Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos. Saibam que foi um dos Mehis que velaram a descida do “ACH-ME ou MISTÉRIO JESUS CRISTO”.






Assim é TRANCA-RUAS, Mehi por Origem, Natureza e Formação. Não importa a Religião que tens que guardar, pois nela, dela e para ela, Mehi, sempre será.”






Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando-os de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei dos pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.






Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos; Senhor (Pai) Tranca-Ruas das Almas agradeçemos por tudo que fizeste apren-der nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para os inimigos Abençõe a guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.






Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte






Salihed, Mehi Mahar Selmi Laresh Lach Me Yê!






Saravá, Senhor Exu Guardião Tranca Ruas!






Saravá, Ogum Sete Lanças da Lei e da Vida!






Saravá Pai Ogum!






Saravá Mãe Iemanjá!






Saravá, Regente Oxalá!






Saravá, Umbanda!!!






















PONTOS DE TRANCA RUAS


http://br.youtube.com/watch?v=yBGuidU7xA4&NR=1


http://br.youtube.com/watch?v=0UF5BJQVxbs


Autor: Adelaide Scritori






ORAÇÃO AO EXU TRANCA-RUA DAS ALMAS






Senhor Tranca-Rua das Almas,


senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum,


conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz,


interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução;


fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja,


discórdia e egoísmo.


Dos sete caminhos por ti ultrapassados,


foi na rua que passou a ser dono de direito,


abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução


e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja


contra seus semelhantes.


Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos;


Fazei de minhas palavras a transparência da humildade;


Fazei do meu corpo aparelho da caridade.


Pois a teu lado demanda comigo não existirá,


estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos.


Senhor Tranca-Ruas das Almas agradeço por tudo que me fizeste


aprender nesta vida e em outras que passei ao seu lado,


rogo por vós a proteção para mim,


para meus irmãos de fé,


para minha família e porque não para meus inimigos


Abençoe a guarde esses filhos que um dia entenderam


o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.


Laroiê Exu !






Autor: Adelaide Scritori






Fonte do texto retirado do livro O Guardião dos Caminhos “A história do Senhor Guardião Tranca-Ruas”.


Autor: Rubens Saraceni inspirada por Pai Benedito de Aruanda.

DONA ROSA CAVEIRA

Dona Rosa Caveira



Uma Pomba Gira nos Himalaias






Por Edmundo Pellizari






Dona Rosa Caveira é um mistério só.






Pomba gira pouco conhecida, tem reputação de maravilhosa curandeira e aspecto inquietante.






Nas imagens populares, ironicamente difíceis de encontrar no Brasil, ela exibe um corpo meio esquelético e meio humano coberto com capa e capucho.






Nos meios tradicionais é dito que ela é a "esposa" de Seu João Caveira, exu da "Velha Guarda" do cemitério e Chefe da Linha dos Caveiras, um grupo de servidores fiéis e muito prestativos.






Em conversa ao pé do congá, com alguns irmãos de fé que também circulam pelos caminhos de algumas religiões de origem bantu (Kimbanda, Cangerê, Cabula), ouvi que Dona Rosa Caveira é protagonista de inúmeras lendas. Uma delas conta que Rosa nasceu no Oriente.






Sétima filha de uma simples família do campo, desde cedo aprendeu com seus pais as artes da cura, pois eles eram afamados xamãs. Sua falecida avó foi sua primeira guia espiritual. Em sonhos, a querida alma da ancestral instruia e aconselhava a neta. Rosa era uma menina privilegiada. Aos dezenove anos ela conheceu um xamã muito mais velho. Eles se apaixonaram e casaram.






Ela então começou um período muito intenso de atendimento espiritual aos cidadãos de sua vila e arredores. Sua vida transcorreu cheia de méritos e bênçãos. Rosa morreria depois de seu marido, saboreando o prazer de uma


existência dedicada os mais necessitados.






Outra lenda nos conta o segredo de seu nome. Ao redor da casinha onde sua família morava existia um roseiral selvagem. No final da gravidez, sua mãe não teve tempo de pedir ajuda à parteira local e a menina nasceu ali mesmo. Daí o nome: Rosa.






Por que caveira?






Em certas regiões do Oriente, sobretudo na Índia, Tibet e Butão, alguns xamãs e yogues utiizam a caveira humana como um cálice ritual. A caveira, assim utilizada, não está relacionada com magia negra ou qualquer arte malévola.






No Budismo Tibetano os Lamas utilizam uma caveira como cálice. Também fazem um pequeno tambor com duas metades de caveira.






Na Índia ele é chamado de Damaru e a caveira de Kapala.






Quando conheci a lenda de Rosa Caveira, imediatamente percebi a conexão com as tradições yogues e tibetanas. Na minha imaginação eu "vi" a grande mestra sentada numa alta montanha, segurando uma caveira e em profundo estado de meditação.






Seria Rosa Caveira tibetana?






Pode ser que a lenda tenha se ocidentalizado e a planta original, que poderia ser o lótus, tenha se transformado em rosa. Neste caso seu nome seria Pema em tibetano. Em sânscrito, seu nome espiritual seria Kapalapadma (Lótus Caveira). Na tradição budista e mágica do Tibet, Mongólia e arredores, existem muitas histórias e lendas com as mesmas características das aqui mencionadas.






O fato é que como Pomba Gira brasileira, na gira do dia-a-dia dos terreiros, Rosa Caveira é um pouco diferente de suas irmãs. Ela não se firmou como "mulher da vida" ou errante marginal. Mas se perpetuou como curandeira poderosa e ponte entre os diversos reinos do astral.






Uma outra curiosidade circunda esta Pomba Gira. Rosa Caveira trabalha e vibra no cemitério. Em algumas tradições orientais, as mesmas mencionadas acima, certo grupo de adeptos utiliza o cemitério para trabalhos espirituais de cura e transformação. Eles são chamados de Kapalikas ou portadores da caveira! As mulheres do grupo, além da caveira transportam um tridente.






Certa vez eu estava caminhando com um amigo indiano pelas ruas do centro de São Paulo. De repente, diante de uma loja de artigos religiosos, ele literalmente ficou paralisado! Uma grande e vermelha estátua de Pomba Gira estava diante de nós. Nua, majestosa, segurando um tridente e com uma caveira nos pés. Shivaji, meu amigo indiano, se curvou aos pés da imagem e disse: "Trishula Kapala Ma! O que você faz aqui?"






Trishula Kapala Ma é a Mãe do Tridente e da Caveira, uma representação do feminino sagrado que pode rondar os lugares de cremação. Ela destrói os fantasmas malignos e os demônios, come as ilusões humanas e resgata as almas das mãos dos seres das trevas. Seu aspecto pode ser "terrível", mas a luz e a bondade emana de seu coração. Atrás do aspecto funesto de Rosa Caveira com certeza brilha a mesma luz. Nela se encontram o Oriente e o Ocidente, o vermelho e o branco, a vida e a morte. Espero ter a humildade de Shivaji e também sempre me curvar diante do sagrado feminino.






Terrível ou bondoso, que importa?

EXÚ E SUA FORMA ORIGINAL

Na tentativa de manter o culto aos seus deuses no Brasil, os negros escravos buscaram pontos de convergência entre a trajetória dos santos católicos e os dezesseis orixás do culto do Candomblé, mais conhecidos e tradicionalmente cultuados. Exu foi representado no sincretismo católico, pelos negros africanos, por Santo Antônio, simplesmente por questões similares como a cor de ambos e governança: o número sete, os cemitérios, encruzas e sua personalidade forte.


Este orixá foi o que mais sofreu uma perseguição sistemática, pelos missionários catequizadores, sendo associado ao Diabo. Nesta mistura de mentiras, médiuns despreparados recebiam espíritos que se passavam por Exu, dizendo que era o Demônio, fazendo com que comerciantes inescrupulosos e ignorantes criassem uma imagem de Exu, cada vez mais distorcida e tenebrosa. Exu, sobre esta concep­ção, ganhou chifre, rabo e pata de animais. Verdade é que, a forma original de Exu é humana, ele tem dois braços, duas pernas, dois olhos e uma cabeça! Os espíritos que compõem a falange de Exu são espíritos como nós, contemporâneos até. Essa associ­ação, indevida e maldosa, com o passar do tempo, foi caindo no gosto popular e na psique de pessoas mentalmente e espiri­tualmente doentes, que começaram a construir a visão irreal de que Exu é o Demônio. Diferente dos quiumbas, zombe­teiros e outros espíri­tos oportunistas, que podem mistificar os trabalhos espirituais e se passarem por Exu, cada ser humano têm, pelo menos, um casal de Exus que influenci­am permanentemente em seu destino.

Para fechar esta primeira parte da matéria, esclareçamos outro mito: independe do sexo e da sexualidade do médium a incorporação de um Pombo-gira ou Exu. Isto quer dizer que um médium homem jamais terá sua sexualidade transmutada ou interferida porque incorpora uma Pombo-gira e a recíproca é verdadeira. Estas "lendas" em nada conferem com a realidade da pura espiritualidade e, pelo contrário, distorcem ainda mais a verdade dos fatos.

sábado, 20 de março de 2010

Tranca ruas das almas

Tranca ruas das almas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.







Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior!






“O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturbado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições:






Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos. Saibam que foi um dos Mehis que velaram a descida do “ACH-ME ou MISTÉRIO JESUS CRISTO”.






Assim é TRANCA-RUAS, Mehi por Origem, Natureza e Formação. Não importa a Religião que tens que guardar, pois nela, dela e para ela, Mehi, sempre será.”






Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando-os de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei dos pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.






Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos; Senhor (Pai) Tranca-Ruas das Almas agradeçemos por tudo que fizeste apren-der nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para os inimigos Abençõe a guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.






Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte






Salihed, Mehi Mahar Selmi Laresh Lach Me Yê!






Saravá, Senhor Exu Guardião Tranca Ruas!






Saravá, Ogum Sete Lanças da Lei e da Vida!






Saravá Pai Ogum!






Saravá Mãe Iemanjá!






Saravá, Regente Oxalá!






Saravá, Umbanda!!!






















PONTOS DE TRANCA RUAS


http://br.youtube.com/watch?v=yBGuidU7xA4&NR=1


http://br.youtube.com/watch?v=0UF5BJQVxbs


Autor: Adelaide Scritori






ORAÇÃO AO EXU TRANCA-RUA DAS ALMAS






Senhor Tranca-Rua das Almas,


senhor do sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum,


conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz,


interceda em meu caminho livrando-me de toda a energia que possa atrapalhar minha evolução;


fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja,


discórdia e egoísmo.


Dos sete caminhos por ti ultrapassados,


foi na rua que passou a ser dono de direito,


abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução


e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja


contra seus semelhantes.


Fazei meu coração mais puro que meus próprios atos;


Fazei de minhas palavras a transparência da humildade;


Fazei do meu corpo aparelho da caridade.


Pois a teu lado demanda comigo não existirá,


estarei coberto por sua capa que protege e abriga seus filhos.


Senhor Tranca-Ruas das Almas agradeço por tudo que me fizeste


aprender nesta vida e em outras que passei ao seu lado,


rogo por vós a proteção para mim,


para meus irmãos de fé,


para minha família e porque não para meus inimigos


Abençoe a guarde esses filhos que um dia entenderam


o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.


Laroiê Exu !






Autor: Adelaide Scritori






Fonte do texto retirado do livro O Guardião dos Caminhos “A história do Senhor Guardião Tranca-Ruas”.


Autor: Rubens Saraceni inspirada por Pai Benedito de Aruanda.